CONTINUING EDUCATION TO FOOD WASTE MANAGEMENT: A SYSTEM DYNAMICS SIMULATION
A SYSTEM DYNAMICS SIMULATION
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6739Palavras-chave:
Resíduos alimentares, Educação ambiental continuada, Dinâmica de sistemas, Política pública, Resíduos sólidos urbanosResumo
O objetivo deste estudo é avaliar o impacto na gestão dos resíduos alimentares municipais, comparando uma política de prevenção baseada em um programa de educação ambiental continuada e uma política de comando e controle. Quatro cenários foram analisados, em uma cidade brasileira, usando um modelo de dinâmica de sistema. Os resultados mostram que a educação ambiental continuada é um bom complemento para o alcance dos objetivos da legislação, pois juntos obtêm os melhores resultados para o gerenciamento de resíduos alimentares. Poucos estudos investigam a relação da educação continuada na gestão de resíduos urbanos. Portanto, é necessário um melhor entendimento do impacto dessas ações no longo prazo. Além disso, a pesquisa de modelos de simulação dinâmica de sistemas como ferramenta para explorar as interações entre educação ambiental e gestão de resíduos alimentares e avaliar o impacto multidimensional da política ainda é rara e precisa ser melhor estudada. A transição para um consumo alimentar mais sustentável, através da redução do desperdício alimentar e da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos, são grandes desafios considerando a dependência do comportamento individual dos cidadãos. Dessa forma, o estudo tem relevância social e ajuda os formuladores de políticas a tomarem as ações necessárias para otimizar a gestão de resíduos alimentares com participação social. Esta é uma lacuna importante e um resultado interessante a ser reivindicado para pesquisas mais interdisciplinares também.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.