EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO IFPE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6728Palavras-chave:
Extensão universitária, Desenvolvimento local, Instituições de ensino superior, Instituições de educação profissional, científica e tecnológica, ComunidadeResumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) e de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IEPCT) são responsáveis pela produção e disseminação dos conhecimentos acadêmicos, científicos e tecnológicos, tendo a Extensão Universitária um papel fundamental enquanto campo de práticas comunicativas entre as instituições de ensino e a comunidade local. O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição da Extensão Universitária na promoção do desenvolvimento local, com base na experiência dos coordenadores de projetos de extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para tal, foi aplicado um questionário eletrônico estruturado com 27 questões objetivas (de múltipla escolha) e discursivas. Os resultados dessa pesquisa mostram que os coordenadores reconhecem que o ser humano deve ser o principal beneficiado do desenvolvimento local e que sua transformação direta ou indireta deve integrar os objetivos dos projetos de extensão para que se tenha, de fato, um impacto social. Além disso, o envolvimento das comunidades é fundamental para que se alcance resultados efetivos. Concluímos, a partir desta pesquisa, que as transformações provocadas pelos projetos de extensão proporcionam o desenvolvimento local quando há uma preocupação com os envolvidos, com os processos formativos, com a identificação das reais necessidades e com uma participação local efetiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.