EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO IFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6728

Palavras-chave:

Extensão universitária, Desenvolvimento local, Instituições de ensino superior, Instituições de educação profissional, científica e tecnológica, Comunidade

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) e de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IEPCT) são responsáveis pela produção e disseminação dos conhecimentos acadêmicos, científicos e tecnológicos, tendo a Extensão Universitária um papel fundamental enquanto campo de práticas comunicativas entre as instituições de ensino e a comunidade local. O objetivo deste estudo foi avaliar a contribuição da Extensão Universitária na promoção do desenvolvimento local, com base na experiência dos coordenadores de projetos de extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Para tal, foi aplicado um questionário eletrônico estruturado com 27 questões objetivas (de múltipla escolha) e discursivas. Os resultados dessa pesquisa mostram que os coordenadores reconhecem que o ser humano deve ser o principal beneficiado do desenvolvimento local e que sua transformação direta ou indireta deve integrar os objetivos dos projetos de extensão para que se tenha, de fato, um impacto social. Além disso, o envolvimento das comunidades é fundamental para que se alcance resultados efetivos. Concluímos, a partir desta pesquisa, que as transformações provocadas pelos projetos de extensão proporcionam o desenvolvimento local quando há uma preocupação com os envolvidos, com os processos formativos, com a identificação das reais necessidades e com uma participação local efetiva.

Biografia do Autor

Marcelo Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Mestre  em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE). Assistente em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. (IFPE) exercendo a função de Coordenador de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão do IFPE.

Mariana Guenther , Universidade de Pernambuco

Doutora em Oceanografia, Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco. 

Publicado

17.04.2024

Como Citar

Dantas, M. ., & Guenther, M. (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO IFPE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6728

Edição

Seção

Artigos