ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO NÍVEL DE INTELIGÊNCIA EM SMART CITIES
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6549Palavras-chave:
Cidades Inteligentes, Inteligentes; Índice CIMIResumo
A gestão aplicada as cidades tem buscado otimizar ao máximo seus recursos e melhorar sua capacidade desenvolvimento, proporcionando melhor qualidade de vida a seus ocupantes. Este estudo objetiva analisar os indicadores que compõem as diferentes dimensões em cidades inteligentes, e identificar sua relação perante a pontuação obtida no CIMI (Cities in Motion Index) com base em 2018, além disso, relacioná-los com a internacionalização das cidades. Para tanto se procedeu, como metodologia de pesquisa, a uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, selecionando-se uma amostra de cinquenta e duas cidades, considerando o universo de cento e sessenta e cinco avaliadas no estudo. Esta amostra foi selecionada seguindo critérios como população, ranking no CIMI e disponibilidade de dados abertos. Após a aplicação de métodos de análise exploratória e de regressão verificou-se que os principais determinantes do nível de inteligência nas cidades são inovação e estabilidade política, que foram capazes de explicar 84,59% da variação dos dados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.