O DESEMPENHO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL (MCMVR) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7429

Palabras clave:

Agriciltura familiar, Políticas públicas, Habitação rural, Território

Resumen

O objetivo é analisar o desempenho do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PNHR) nos territórios Rurais e da Cidadania do Rio Grande do Norte, considerando o caráter social no planejamento e execução de políticas territoriais voltadas para o desenvolvimento rural. Como metodologia foi definida a análise descritiva quanto aos fins e comparativa quanto aos meios, e como unidade de análise temos o território rural e da cidadania a partir do alcance da construção de unidades de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMVR) no período de 2011 a 2022. Quanto à coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa por ocasião da coordenação da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial, onde de um conjunto de oito ações o MCMVR era definido como da assessoria territorial de gestão social. Reconhece-se que políticas territoriais específicas para o meio rural têm possibilitado melhorias de condições de vida para agricultores familiares, fomentado iniciativas de agroindústria de pequeno porte, trazendo a uma estratégia promissora no âmbito da agricultura familiar. Como resultado, a pesquisa constatou um desempenho oscilante nos territórios do Rio Grande do Norte e um movimento que sinaliza para ruptura ou descontinuidade do PMCMVR na construção de moradias para a agricultura familiar.

Biografía del autor/a

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Carla Camila Gomes Freitas FREITAS, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Geógrafa e Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN). Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGeO/UECE).

Renata Katiele da Costa Santiago SANTIAGO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Antonia Erica de Freitas Morais MORAIS, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Advogada. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Nunes, E. M., FREITAS, C. C. G. F., SANTIAGO, R. K. da C. S., & MORAIS, A. E. de F. M. (2024). O DESEMPENHO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL (MCMVR) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. RBGDR, 20(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7429

Artículos más leídos del mismo autor/a