EM CANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA

UMA EXPERIÊNCIA DE TBC PELO OLHAR DE SEUS ATORES

Autores/as

  • Taísa Fonseca Novaes Hoisel UESC
  • Andréa da Silva Gomes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Mônica de Moura Pires Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0001-9036-514X

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7086

Resumen

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modelo de atividade turística que busca a valorização natural e cultural do ambiente e tem como pressuposto a conquista da equidade social e da qualidade de vida para grupos sociais em estado de vulnerabilidade e expostos a projetos turísticos convencionais. O objetivo geral do trabalho foi analisar o turismo comunitário em assentamentos rurais do município de Itaetê, Bahia, a partir do roteiro turístico denominado “Em Cantos da Chapada Diamantina” desenvolvido pelo ICMBio. O caminho de análise compreendeu a caracterização das comunidades estudadas para entender seu percurso e seu contexto atual, a análise da prática da atividade turística, a verificação do nível de adequação aos princípios do turismo comunitário e, por fim, a identificação das potencialidades e desafios de cada comunidade quanto à adoção do TBC. Para analisar a prática turística foram estabelecidos indicadores que mensuraram o nível de cumprimentos dos assentamentos aos princípios do TBC. A partir de uma perspectiva metodológica quali-quantitativa foi realizada uma pesquisa exploratória tendo como objeto três estudos de caso localizados em Itaetê: os assentamentos Baixão, Europa e Rosely Nunes. Como resultado da análise nota-se que as comunidades adequam-se aos princípios do TBC estabelecidos pelo ICMBio, sendo que os principais desafios referem-se à estruturação da educação básica e a implementação de capacitações profissionais. Recomenda-se, para todas, o fortalecimento da gestão comunitária, mantendo o protagonismo dos assentados na condução do turismo. A presente pesquisa contribuiu para a compreensão de como o TBC é organizado e conduzido na Bahia.

Biografía del autor/a

Andréa da Silva Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Desenvolvimento Rural (Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, França). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus –BA, Brasil.

Mônica de Moura Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Economia Rural (Universidade Federal de Viçosa). Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Fonseca Novaes Hoisel, T., da Silva Gomes, A., & de Moura Pires, M. (2024). EM CANTOS DA CHAPADA DIAMANTINA: UMA EXPERIÊNCIA DE TBC PELO OLHAR DE SEUS ATORES. RBGDR, 20(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i2.7086

Artículos más leídos del mismo autor/a