OS TEMAS E VOZES NA PAUTA DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO TOCANTINS
A VISIBILIDADE DA ECONOMIA E A FALA DO GOVERNO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6788Palabras clave:
Desenvolvimento. Tocantins. Imprensa. Fontes-vozes.Resumen
Este artigo avaliou como o desenvolvimento no estado do Tocantins foi apresentado, reportado pela imprensa à sociedade. Considerou os textos da imprensa como bens simbólicos, como instrumentos em lutas simbólicas e como poder para transformar mentes e provocar mudanças. Assim, tanto o desenvolvimento tem influência sobre a imprensa, como a imprensa age sobre os rumos e as dinâmicas do desenvolvimento. A pesquisa analisou a cobertura do Jornal do Tocantins, de 1988 a 2018, e fez análise de enquadramento e de fontes-vozes de 525 textos. Constatou a maior visibilidade dos setores da economia, com destaque para o agronegócio. Também constatou a visibilidade de outras áreas: social, meio ambiente, infraestrutura etc. Em relação às fontes-vozes, verificou um grande espaço dado às governamentais, seguidas pelas especializadas, sobretudo da área econômica. De modo geral, a cobertura sobre o desenvolvimento do Tocantins foi abrangente e heterogênea. No entanto, foi diferenciada: a esfera econômica conseguiu se apresentar mais; e a esfera governamental conseguiu falar mais. Enfim, por essa diferenciação, o jornal é um agente social ativo no processo de desenvolvimento regional e está longe de ser um simples observador que reporta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 RBGDR
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.