ANÁLISE EXPLORATÓRIA ESPACIAL DA EXISTÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS PARA O ANO DE 2019.

Autores/as

  • Larissa Lika Kikuchi
  • Auberth Henrik Venson Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6492

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a distribuição espacial dos equipamentos de diagnóstico de câncer nas microrregiões brasileiras para o ano de 2019. Para isso, foram utilizados dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A metodologia utilizada neste trabalho foi uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), que permite verificar as associações espaciais existentes nas microrregiões brasileiras que possuem equipamentos de diagnóstico de câncer. Os resultados do estudo apresentam presença de autocorrelação espacial positiva nos dados. Notou-se a uma formação de clusters do tipo alto-alto de aparelhos de diagnóstico de câncer no Sul e Sudeste do Brasil, indicando que estas regiões possuem uma alta concentração de aparelhos. Entretanto, os resultados também indicaram que nas regiões Norte e Nordeste há uma forte presença de clusters do tipo baixo-baixo, indicando uma aglomeração de microrregiões com falta destes equipamentos médicos.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Lika Kikuchi, L., & Venson, A. H. (2024). ANÁLISE EXPLORATÓRIA ESPACIAL DA EXISTÊNCIA DE EQUIPAMENTOS PARA DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS PARA O ANO DE 2019. RBGDR, 20(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6492

Artículos más leídos del mismo autor/a