Um Estudo sobre Cidadania e Polí­ticas Públicas em Porto Alegre

Autores/as

  • Giseli Paim Costa Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palabras clave:

participação polí­tica, consciência polí­tica, cidadania, polí­ticas públicas.

Resumen

presente artigo apresenta reflexões sobre cidadania e polí­ticas públicas a partir da tese de doutorado intitulada Consciência polí­tica e cidadania mediadas pela participação polí­tica: um estudo de caso em Porto Alegre. O estudo foi desenvolvido com moradores e trabalhadores de Unidades de Reciclagem de Lixo, em algumas comunidades, na cidade de Porto Alegre-RS. Foram realizados questionários e entrevistas semi-estruturadas, além de uma pesquisa documental para a coleta de informação sobre a realidade pesquisada. Os referenciais teóricos de Sandoval (1989, 1994, 2001) e Melucci (1989, 1994, 2001, 2004), sustentaram nossas análises sobre o impacto das polí­ticas públicas para o exercí­cio da cidadania. Percebemos que as polí­ticas públicas incidem na vida dos indiví­duos de modo a configurar valores societais que permitem aos indiví­duos se fortalecerem enquanto atores sociais e polí­ticos, bem como se engajarem, coletivamente, em ações que possibilitem o exercí­cio da cidadania, a emancipação e a qualidade de vida.

Biografía del autor/a

Giseli Paim Costa, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Docente do Departamento de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Doutora em Psicologia Social pela PUCSP. Endereço: Av. Itiberê da Cunha, 213/401 Bairro: São Sebastião, Porto Alegre – RS, Brasil. CEP 91060-080.

Publicado

2008-02-12

Cómo citar

Costa, G. P. (2008). Um Estudo sobre Cidadania e Polí­ticas Públicas em Porto Alegre. RBGDR, 3(4). Recuperado a partir de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/107

Número

Sección

Artigos