MODELOS MISTOS LONGITUDINAIS PARA O VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA: UMA APRECIAÇÃO ESPACIAL E REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7348Abstract
Os modelos lineares mistos longitudinais são importantes por analisarem medições em frequências repetidas na evolução média no tempo. Neste trabalho foi realizada uma aplicação com modelos mistos longitudinais para investigar a relação entre o valor bruto da produção agropecuária expresso em reais associado às variáveis agropecuárias: quantidade de aves produzidas por cabeça, quantidade de suínos produzida por cabeça, quantidade de bovinos produzida por cabeça e produção de leite em mil litros produzida por municípios para os anos de 2018, 2019 e 2020 no estado do Paraná-Brasil. Os resultados mostraram que há um relacionamento entre a variável de interesse e as variáveis quantidades de aves produzidas por cabeça, quantidade de suínos e quantidade de bovino nos municípios que compõem o estado do Paraná estudada neste trabalho, e sendo possível identificar mesorregiões com as variáveis que explicam o valor bruto da produção agropecuária distintos para o modelo. Na análise de variância com os modelos, a variável produção de leite não foi significativa para explicar o valor bruto da produção agropecuária em cada ano, já as demais variáveis foram significativas ao nível de 5% de probabilidades. O modelo linear misto longitudinal forneceu informações necessárias sobre o relacionamento associado aos pesos que cada variável agropecuária forneceu no valor bruto da produção agropecuária que foi analisado no cenário econômico do estado do Paraná-Brasil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.