CAMINHOS E (DES)CAMINHOS DA POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ESTADO DO TOCANTINS: DESVENDANDO O PADRíO LAMPEDUSA
Keywords:
Ciência e Tecnologia. Patrimonialismo. Lampedusa. Institucionalização.Abstract
Este artigo compreende um estudo sobre a Política de Ciência e Tecnologia no estado do Tocantins, dada a quantidade de mudanças ocorridas na estrutura dessa política. Definiu-se como objetivo geral analisar a influência da administração pública patrimonial sobre a gestão da Política de Ciência e Tecnologia no Estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: realização de pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as mudanças ocorridas no setor da Ciência e Tecnologia do Tocantins, como por exemplo, a criação das instituições formais, buscaram garantir a manutenção da influência da administração pública patrimonial ao invés da busca pela consolidação e institucionalização da Ciência e Tecnologia no Estado. As evidências que comprovaram esta inferência foram identificadas nas contínuas mudanças ocorridas ao longo dos anos de 2005 a 2015, que vão desde às constantes trocas de secretários aos atos de criar e extinguir as instituições vinculadas a essa política. Desta forma, percebeu-se que "as mudanças ocorridas na política foram realizadas para que as coisas permanecessem como sempre estiveram" confirmando assim, a lógica simbólica do "Padrão de Lampedusa" .
Â
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.