AS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS DE FOMENTO AO ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Keywords:
Etanol. Políticas públicas. Biomassa. Combustíveis fósseis.Abstract
O objetivo deste artigo é discutir as diferenças, desafios e oportunidades que marcam o mercado de etanol nos EUA e no Brasil do ponto de vista das políticas públicas voltadas especificamente para o etanol de segunda geração, tendo como arcabouço teórico-metodológico o conceito de sistema setorial de produção e inovação (SSPI). O etanol vem permitindo que os dois países reduzam sua dependência de combustíveis fósseis. No entanto, ainda que existam diferenças nas posturas dos governos desses países, argumenta-se que ações do Estado para promover um SSPI dinâmico e competitivo para o etanol são decisivas para criar oportunidades e reduzir incertezas no processo de desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental sustentável, em que pese os desafios surgidos recentemente nesse mercado em ambos os países.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who have their papers accepted and published in the Brazilian Journal of Regional Management and Development must agree to the copyright policy CC BY https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
If the article is accepted for publication, the copyright is automatically assigned to the Brazilian Journal of Regional Management and Development.