Os Conselhos de Desenvolvimento Territorial: entre a participação e a representação

Autores

  • Doris Sayago Universidade de Brasí­lia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.103

Palavras-chave:

Território, rural, participação, representação

Resumo

No âmbito das polí­ticas públicas brasileiras, nos últimos quatro anos, o conceito de território vem obtendo marcante visibilidade. O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA iniciou em 2003 o processo de conformação de territórios rurais e hoje conta com 119 Territórios no Paí­s inteiro que foram estruturados e funcionam sob critérios baseados: i) na organização e participação da sociedade civil; ii) no fortalecimento institucional e; iii) na gestão compartilhada entre o setor público e o setor privado na busca do desenvolvimento rural. O artigo apresenta uma discussão centrada nos conceitos de participação, representação e território tendo como ponto inspirador os Conselhos de Desenvolvimento Territorial.

Biografia do Autor

Doris Sayago, Universidade de Brasí­lia - UnB

Mestre em Antropologia e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasí­lia. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasí­lia - CDS/UnB, Brasí­lia, DF, Brasil. SQN 312, Bloco A, apto 107 – CEP: 70765010. Brasí­lia/DF.

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

Sayago, D. (2008). Os Conselhos de Desenvolvimento Territorial: entre a participação e a representação. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.103

Edição

Seção

Artigos