Competências Gerenciais em Ambiente de Rápidas Mudanças

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Arcione Ferreira Viagi Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

competências gerenciais, ambiente de negócios, mudanças, desafio estratégico

Resumo

Este trabalho apresenta um processo estruturado de avaliação gerencial, voltado para a capacidade de resposta rápida às mudanças no ambiente competitivo e tecnológico da indústria. A pesquisa, baseada em entrevistas semi-estruturadas, foi realizada em uma organização nacional, privatizada nos anos noventa, em fase de internacionalização dos negócios. Seu principal desafio estratégico é estar entre as quinze maiores empresas do setor no mundo, em dez anos. Seu processo operacional caracteriza-se pela alta dependência da matéria-prima, produzida e distribuí­da por um oligopólio internacional. A pressão por desempenho exigirá desta, dispor de competências gerenciais voltadas à construção deliberada do crescimento, atitude empreendedora baseada na superação de obstáculos e alcance das metas planejadas, à instalação da cultura orientada por resultados. Os instrumentos de avaliação gerencial e do potencial de sucessão foram construí­dos com o propósito de identificar as lacunas de desenvolvimento em profissionais efetivamente talentosos e comprometidos com as intenções de crescimento da organização.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Engenharia (POLI-USP). Mestre em Administração (PUC-SP) e Administradora. Co-autora do livro Redes Entre Organizações: domí­nio do conhecimento e da eficácia operacional. Professora de Administração na UNITAU.

Arcione Ferreira Viagi, Universidade de Taubaté - UNITAU

Departamento de Comunicação Social da UNITAU.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

dos Santos, I. C., & Viagi, A. F. (2007). Competências Gerenciais em Ambiente de Rápidas Mudanças. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/83

Edição

Seção

Artigos