EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS EM CIDADES PEQUENAS DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.8020Palavras-chave:
Eventos climáticos extremos, Impactos socioambientais, Cidades pequenasResumo
O artigo analisa os impactos socioambientais dos eventos climáticos extremos ocorridos em 2024 no Rio Grande do Sul, com foco nas cidades pequenas das Regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. Apresenta-se uma cronologia desses eventos, que resultaram em inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos. Diversas estradas ficaram interditadas e pontes foram levadas pela força das águas em todo estado; somente na região dos Vales, aproximadamente 43.600 edificações foram atingidas. Esses impactos revelaram a fragilidade das infraestruturas e a inadequação das políticas de ordenamento territorial. Enfatiza-se a importância de se pensar a articulação das políticas e instrumentos de ordenamento territorial em diferentes escalas espaciais (município e bacia hidrográfica), bem como o apoio institucional do governo estadual e federal às cidades pequenas que foram destacadas neste cenário, muitas ainda à margem das políticas urbanas, sobretudo diante das mudanças climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.