EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS EM CIDADES PEQUENAS DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.8020

Palavras-chave:

Eventos climáticos extremos, Impactos socioambientais, Cidades pequenas

Resumo

O artigo analisa os impactos socioambientais dos eventos climáticos extremos ocorridos em 2024 no Rio Grande do Sul, com foco nas cidades pequenas das Regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. Apresenta-se uma cronologia desses eventos, que resultaram em inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos. Diversas estradas ficaram interditadas e pontes foram levadas pela força das águas em todo estado; somente na região dos Vales, aproximadamente 43.600 edificações foram atingidas. Esses impactos revelaram a fragilidade das infraestruturas e a inadequação das políticas de ordenamento territorial. Enfatiza-se a importância de se pensar a articulação das políticas e instrumentos de ordenamento territorial em diferentes escalas espaciais (município e bacia hidrográfica), bem como o apoio institucional do governo estadual e federal às cidades pequenas que foram destacadas neste cenário, muitas ainda à margem das políticas urbanas, sobretudo diante das mudanças climáticas.

Biografia do Autor

Luana Pavan Detoni, UFRGS

Arquiteta e urbanista. Mestra em Arquitetura e Urbanismo (UFPel). Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Docente na Faculdade de Arquitetura (UFRGS).

 

Carolina Rezende Faccin, UFRGS

Arquiteta e urbanista. Mestra e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS). Bolsista CAPES.

Rogério Leandro Lima da Silveira, UNISC

Geógrafo. Doutor em Geografia Humana. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC). Pesquisador do CNPq.

Geisa Zanini Rorato, UFRGS

Arquiteta e urbanista. Mestra e doutora em Planejamento Urbano e Regional. Docente na Faculdade de Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS).

Brenda Eckel Machado, UNISC

Arquiteta e urbanista. Mestranda em Desenvolvimento Regional (UNISC). Bolsista CAPES.

Publicado

31.01.2025

Como Citar

Pavan Detoni, L., Rezende Faccin, C., Lima da Silveira, R. L., Zanini Rorato, G., & Eckel Machado, B. (2025). EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS E SEUS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS EM CIDADES PEQUENAS DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.8020

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)