REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS DE INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA E CULTURAL PARA POVOS TRADICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.7947Palavras-chave:
Revisão Sistemática de Literatura, Inventário Turístico e Cultural, Povos Tradicionais, Metodologia da Oferta Turística e CulturalResumo
O presente estudo realiza uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com foco nas metodologias de inventário da oferta turística e cultural voltadas para povos tradicionais no Brasil. O objetivo principal é apresentar as metodologias utilizadas e suas adequações ou limitações no contexto dos povos tradicionais. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa seguiu um rigoroso protocolo de RSL, estruturado em cinco fases distintas e conduzido em cinco bases de dados: SciELO, RCAAP, Scopus, Redalyc e Semantic Scholar. Cada fase do processo foi cuidadosamente planejada e executada, utilizando o método SMARTER (Simple Multi-Attribute Rating Technique using Exploiting Rankings), para avaliar a qualidade e a relevância dos estudos selecionados. Os resultados revelam lacunas significativas na literatura atual, especialmente no que tange à adaptação de metodologias de inventário para as especificidades culturais e turísticas dos povos tradicionais. As características únicas dos povos tradicionais não estão sendo consideradas pelas abordagens atuais, o que destaca a urgência de desenvolver novas metodologias culturalmente sensíveis e adaptadas a seus contextos específicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.