Fatores da mortalidade de pequenas e médias empresas

Autores

  • Valdevino Krom Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade do Vale do Paraí­ba
  • Mário Celso de Felippe Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.78

Palavras-chave:

pequenas e médias empresas, fatores de mortalidade, fracasso.

Resumo

As pequenas e médias empresas representam um pilar fundamental para a economia de todos os paí­ses. No Brasil, sua importância social e econômica é confirmada pelos í­ndices estatí­sticos: o grande percentual de mão-de-obra ocupada e o número de empresas registradas. Entretanto, a maioria dos novos empreendimentos não completa os primeiros dois anos de atividade. Desta forma, o objetivo deste artigo foi identificar e analisar os principais fatores da mortalidade das pequenas e médias empresas sediadas na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo. Utilizando os dados do cadastro da Prefeitura Municipal da cidade de São José dos Campos, foi realizada uma pesquisa com empresários da cidade de São José dos Campos, para identificar quais os principais fatores interferiram na gestão destes empreendimentos. A pesquisa identificou vários fatores que podem levar as pequenas e médias empresas ao fracasso prematuro, e concluiu que a causa da mortalidade ocorre devido a vários fatores associados que, acumulados, aceleram esse fenômeno, sendo os quatro principais: a falta de clientes, a falta de capital de giro, a carga tributária elevada e a localização inadequada.

Biografia do Autor

Valdevino Krom, Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade do Vale do Paraí­ba

Doutor em Economia. Professor do curso de Mestrado em Administração de Empresas na UNITAU - Universidade de Taubaté. PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; e Professor Pesquisador do IP&D Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da UNIVAP. E-mail: valkrom@ univap.br.

Mário Celso de Felippe, Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté. Professor no curso de Administração e de Ciências Contábeis da Universidade Paulista – UNIP São José dos Campos – e nos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté. Gerente Administrativo e Financeiro Autometal S/A. E-mail: mariocelso@vivax.com.br.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

Krom, V., & de Felippe, M. C. (2007). Fatores da mortalidade de pequenas e médias empresas. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.78

Edição

Seção

Artigos