ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DA SAÚDE EM PERÍODO PANDÊMICO:

A COVID-19 E OS REPASSES AOS MUNICÍPIOS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE, SP, ENTRE 2020 E 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.7241

Palavras-chave:

Financiamento de saúde, Covid-19, Vale do Paraíba, Relações interfederativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o percentual de participação das transferências de recursos da União para o SUS dos municípios da RMVPLN, SP, entre 2020 e 2022, e comparar o período de maior número de casos e óbitos por COVID- no Brasil e nos municípios da Região, com o percentual de transferências estaduais para a saúde desses municípios, no mesmo período. É uma pesquisa quantitativa, exploratória e comparativa; os dados foram extraídos a partir de pesquisa documental, utilizando-se de fontes primárias e pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que a Região em estudo apresentava desigualdades socioterritoriais antes da pandemia e, após, desigualdades também foram observadas nos repasses da União e do estado de São Paulo para o setor de saúde dos 39 municípios que a compõem, comprometendo os pequenos municípios que não dispõem dos mesmos recursos que municípios maiores.

Biografia do Autor

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisador do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, planejamento urbano, geotecnologias, degradação ambiental e crescimento urbano. Há mais de 10 anos, tem trabalhado com o estudo de pequenas cidades do Delta do rio Amazonas.

Publicado

31.01.2025

Como Citar

Santos, M., Gomes, C., & da Costa, S. M. F. (2025). ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DA SAÚDE EM PERÍODO PANDÊMICO:: A COVID-19 E OS REPASSES AOS MUNICÍPIOS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE, SP, ENTRE 2020 E 2022. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 21(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.7241