ANÁLISE DO FINANCIAMENTO DA SAÚDE EM PERÍODO PANDÊMICO:
A COVID-19 E OS REPASSES AOS MUNICÍPIOS DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE, SP, ENTRE 2020 E 2022
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i1.7241Palavras-chave:
Financiamento de saúde, Covid-19, Vale do Paraíba, Relações interfederativasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o percentual de participação das transferências de recursos da União para o SUS dos municípios da RMVPLN, SP, entre 2020 e 2022, e comparar o período de maior número de casos e óbitos por COVID- no Brasil e nos municípios da Região, com o percentual de transferências estaduais para a saúde desses municípios, no mesmo período. É uma pesquisa quantitativa, exploratória e comparativa; os dados foram extraídos a partir de pesquisa documental, utilizando-se de fontes primárias e pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que a Região em estudo apresentava desigualdades socioterritoriais antes da pandemia e, após, desigualdades também foram observadas nos repasses da União e do estado de São Paulo para o setor de saúde dos 39 municípios que a compõem, comprometendo os pequenos municípios que não dispõem dos mesmos recursos que municípios maiores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.