PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMATICAS
ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7130Palavras-chave:
Mudança climática, Soluções Baseadas na Natureza, Serviços Ecossistêmicos, Infraestrutura verde, Planejamento urbanoResumo
Os eventos climáticos extremos têm afetado de maneira intensa o território urbano, tornando-se uma ameaça sistêmica às cidades de maneira geral. Diante da crescente concentração de pessoas e atividades econômicas nas cidades, as Regiões Metropolitanas passam cada vez mais a serem vítimas dos desastres de cunho ambiental. Este artigo busca compreender se planos diretores em diferentes escalas têm incorporado conceitos que representam novas abordagens de planejamento urbano e regional. Para tanto, investigou-se a presença dos termos ‘Mudança climática’; ‘Soluções Baseadas na Natureza’; ‘Serviços Ecossistêmicos’ e ‘Infraestrutura Verde’ nos Planos Diretores e nos cadernos de elaboração do PDUI da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Este estudo aponta que há uma falta de alinhamento e coordenação entre os planos no que se refere às novas diretrizes de planejamento para o enfrentamento das mudanças climáticas e ressalta que o PDUI pode servir como balizador na elaboração dos próximos Planos Diretores municipais se superar os desafios de articulação e cooperação interfederativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.