PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMATICAS

ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

Autores

  • Luana Braz Villanova Universidade do Vale do Paraíba
  • Maria Angélica Toniolo Universidade do Vale do Paraíba
  • Bruno Peregrina Puga Universidade do Vale do Paraíba https://orcid.org/0000-0001-9602-6907

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7130

Palavras-chave:

Mudança climática, Soluções Baseadas na Natureza, Serviços Ecossistêmicos, Infraestrutura verde, Planejamento urbano

Resumo

Os eventos climáticos extremos têm afetado de maneira intensa o território urbano, tornando-se uma ameaça sistêmica às cidades de maneira geral. Diante da crescente concentração de pessoas e atividades econômicas nas cidades, as Regiões Metropolitanas passam cada vez mais a serem vítimas dos desastres de cunho ambiental. Este artigo busca compreender se planos diretores em diferentes escalas têm incorporado conceitos que representam novas abordagens de planejamento urbano e regional. Para tanto, investigou-se a presença dos termos ‘Mudança climática’; ‘Soluções Baseadas na Natureza’; ‘Serviços Ecossistêmicos’ e ‘Infraestrutura Verde’ nos Planos Diretores e nos cadernos de elaboração do PDUI da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Este estudo aponta que há uma falta de alinhamento e coordenação entre os planos no que se refere às novas diretrizes de planejamento para o enfrentamento das mudanças climáticas e ressalta que o PDUI pode servir como balizador na elaboração dos próximos Planos Diretores municipais se superar os desafios de articulação e cooperação interfederativa.

Biografia do Autor

Luana Braz Villanova, Universidade do Vale do Paraíba

Sou Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNIVAP (2016), especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo- USP/ESALQ (2019), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC e atual doutoranda no programa de Planejamento Urbano e Regional - PLUR da Universidade do Vale do paraíba . Atuei como pesquisadora no Laboratório de Planejamento Territorial (LAPLAN) da Universidade Federal do ABC, no grupo de pesquisa Território & Natureza e Campo do Planejamento. Sou bolsista CAPES modalidade I e participo do projeto de pesquisa temático da Fapesp MacroAmb: Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face à variabilidade climática e atualmente atuo como pesquisadora do Laboratório de Estudos Socioecológicos e Paisagens ? LESP, da Universidade do Vale do Paraíba. Minhas pesquisas têm como escopo aprofundar conhecimentos acerca das áreas verdes urbanas, do planejamento territorial; Infraestrutura Verde; Serviços Ecossistêmicos; Soluções Baseadas na Natureza; governança ambiental; e mudanças climáticas, sobretudo nos municípios pertencentes à Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. 

Maria Angélica Toniolo, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Políticas e Desenvolvimento Internacional pela Duke University (1998) e doutorado em Políticas Públicas pela Indiana University (2004). É professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e pesquisadora associada ao Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes (CASEL) da Indiana University. Seu doutorado integra as áreas de conhecimento das Ciências Políticas e Ambientais, com ênfase em Análise Institucional e Teoria dos Recursos Comuns. Trabalhou por mais de vinte anos na Região Amazônica com projetos de pesquisa e conservação dos recursos naturais, com ênfase nos seguintes temas: governança multinível de recursos comuns, agricultura familiar, conservação, REDD+ e dimensões humanas das mudanças ambientais globais. Desde 2015 atua como pesquisadora e professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da UNIVAP. Principais temas de pesquisa incluem: Planejamento Regional, Unidades de Conservação, governança de recursos naturais, populações tradicionais, interações rural-urbano e seus efeitos nos meios de subsistência e no ambiente. 

Bruno Peregrina Puga, Universidade do Vale do Paraíba

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Pesquisador pós-doutorado no Instituto Rene Rachou / Fiocruz. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Foi bolsista de pós-doutorado da Universidade Federal do Paraná e pesquisador visitante na University of Michigan (EUA). Atualmente é diretor regional sudeste da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica , pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas e professor convidado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia do Meio Ambiente e Economia Ecológica. Áreas de interesse: governança ambiental, política ambiental, água, saneamento, serviços ecossistêmicos, mudanças climáticas e eventos climáticos extremos. 

Publicado

17.04.2024

Como Citar

Braz Villanova, L., Toniolo, M. A., & Peregrina Puga, B. (2024). PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMATICAS: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE . Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7130

Edição

Seção

Artigos