OS MAPAS CLIMÁTICOS URBANOS DE RECOMENDAÇÕES (UC-REMAP) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6839Resumo
As mudanças climáticas representam assunto de destaque e urgência para a maioria dos países do mundo. Para que o planejamento de ações para o combate às alterações ocorra de maneira estruturada em determinado local, é necessário saber quais trabalhos estão em andamento na região. Este artigo apresenta um levantamento das principais pesquisas recentes sobre o clima urbano no país e dos trabalhos desenvolvidos para a criação de mapas climáticos no Brasil, baseados em metodologia utilizada inicialmente em cidades alemãs. O objetivo é identificar áreas do país que possuem discussão aprofundada sobre a produção científica à cerca da temática climática brasileira, além de verificar o andamento de adaptações e adequações da metodologia alemã à realidade do país. Esta revisão cria um acervo bibliográfico para determinação das iniciativas climáticas em todas as regiões do país, abarcando estudos variados sobre a utilização dos mapas climáticos urbanos existentes a partir do levantamento dos mapas climáticos analíticos (UC-AnMap) e os mapas climáticos urbanos (UC-Map) brasileiros, que contemplam os respectivos mapas climáticos de recomendações (UC-ReMap) através da pesquisa em bancos de dados científicos e revisão sistemática da literatura. Como resultado da pesquisa, percebe-se que há um número reduzido de mapas, localizados especialmente em capitais. Apesar do número de estudos sobre o clima urbano estar aumentando no Brasil nos últimos anos e alguns municípios possuírem recursos para desenvolver seus mapas climáticos, a proposta de dar continuidade aos trabalhos analíticos e prosseguir com a elaboração de mapa de recomendações, condizente à metodologia alemã, ainda é rara no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.