GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM LOTES DA REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL
PROPOSTA DE FRAMEWORK DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i3.6832Palavras-chave:
Assentamentos rurais, Desenvolvimento rural, Agricultura familiarResumo
Atualmente, a agricultura familiar é responsável pela segurança alimentar nacional, além de gerar emprego e renda para uma grande parcela da população brasileira. Os lotes da reforma agrária se constituem em unidades produtivas da agricultura familiar com características específicas, o que justifica um olhar diferenciado sobre sua organização e produção. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é delinear um framework de gestão de desempenho organizacional em assentamentos de reforma agrária, contribuindo para análise do desenvolvimento no meio rural. Parte-se de um banco de dados de 25.150 lotes, coletados pelo Projeto RADIS/UFMT, nos anos de 2018 a 2022. Por meio de análise de conteúdo, as informações relativas ao modelo de produção no lote, à luz da opinião do técnico de campo foi trabalhado. A metodologia permitiu identificar os termos mais frequentes no discurso e, com o subsídio de fontes teóricas e conceitos, categorizá-los em agrupamentos (clusters), que se constituem nas categorias para avaliação do desempenho organizacional adequada à realidade dos agricultores familiares da reforma agrária. O estudo agrega contribuição ao conhecimento para a etapa pós criação dos assentamentos e concessão dos lotes da reforma agrária no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.