A IMATERIALIDADE DO MATERIAL
O PAMPA GAÚCHO NA PRÁTICA E NO IMAGINÁRIO DOS AGRICULTORES E PECUARISTAS FAMILIARES AGROECOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6819Palavras-chave:
Agroecologia, Agropecuária familiar, TerritórioResumo
O Pampa Gaúcho é um vasto território carregado de características materiais e imateriais, que se consolidam como potencialidades e oportunidades para a agropecuária familiar agroecológica. Diante do exposto, a presente pesquisa visa identificar os aspectos materiais e imateriais presentes na agricultura e na pecuária familiar agroecológica no Pampa Gaúcho. A pesquisa se classifica como qualitativa e exploratória, realizada a partir de estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Efetuaram-se 15 entrevistas, quatro com agentes de desenvolvimento e onze com agricultores e pecuaristas familiares agroecológicos, entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. O tratamento dos dados ocorreu através da análise de conteúdo.Os resultados indicam que os atributos materiais do território estão mais relacionados às percepções dos agricultores familiares agroecológicos, vinculadas ao ambiente natural e às questões produtivas de reprodução social. Já os atributos imateriais do território, vinculam-se, em maior grau, às perspectivas dos pecuaristas familiares agroecológicos em relação ao modo de vida e a forma afetiva que associam a produção aos recursos naturais disponíveis no Pampa Gaúcho. Conclui-se que nesse território há uma riqueza de particularidades que o projeta como um ambiente único para o desenvolvimento de práticas produtivas agroecológicas e conservação do Bioma.vinculam-se, em maior grau, às perspectivas dos pecuaristas familiares agroecológicos em relação ao modo de vida e a forma afetiva que associam a produção aos recursos naturais disponíveis no Pampa Gaúcho. Conclui-se que nesse território há uma riqueza de particularidades que o projeta como um ambiente único para o desenvolvimento de práticas produtivas agroecológicas e conservação do Bioma.vinculam-se, em maior grau, às perspectivas dos pecuaristas familiares agroecológicos em relação ao modo de vida e a forma afetiva que associam a produção aos recursos naturais disponíveis no Pampa Gaúcho. Conclui-se que nesse território há uma riqueza de particularidades que o projeta como um ambiente único para o desenvolvimento de práticas produtivas agroecológicas e conservação do Bioma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.