PERSPECTIVAS TEÓRICAS E APLICADAS NA PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i3.6683

Resumo

O artigo consiste de uma revisão de escopo das pesquisas em economia criativa, campo novo na pós-graduação brasileira, com objetivo de perceber tendências teóricas. Para compreender as articulações entre campo teórico e prático, assim como lacunas, limitações e efeitos dessas articulações, foi feito um levantamento nos repositórios de Teses e Dissertações (IBICT e Capes). A análise de conteúdo dos 273 documentos encontrados mostrou um campo inter e multidisciplinar, em construção teórica, com predominância da perspectiva administrativa. A Comunicação é fator central no desenvolvimento da teoria e da realidade empírica ainda pouco explorado. Tendências liberal e desenvolvimentista necessitam de maior articulação.

Biografia do Autor

Alberto Marques, Universidade Católica de Brasília

Graduyado em Jornalismo, Mestre e Doutor em Comunicação, Professor do Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília.

Beatriz Chaves, Universidade Católica de Brasília

Mestranda em Inovação em Comunicação e economia criativa na Universidade Católica de Brasília

Publicado

16.11.2022

Como Citar

Dravet, F., Marques, A., & Chaves, B. (2022). PERSPECTIVAS TEÓRICAS E APLICADAS NA PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: REVISÃO DE ESCOPO. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i3.6683

Edição

Seção

Artigos