A DESINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA: A INSERÇÃO PRECÁRIA DO BRASIL NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Edson Trajano Vieira Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté-SP
  • Moacir Unitau/Modulo

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6603

Palavras-chave:

História econômica, Desindustrialização, Reprimarização

Resumo

A redução da participação da indústria nas atividades econômicas esteve presente na segunda metade do século XX em países como os EUA e a Alemanha, e em praticamente todos os países desenvolvidos, mas não ocorreu em economias de industrialização mais recente, como nos casos chinês e indiano. O objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorreu o processo histórico da desindustrialização da economia brasileira e sua reprimarização, com sua inserção acelerada na economia globalizada, e quais os indicadores que apontam a ocorrência desse processo. No aspecto metodológico, foi realizada a classificação do uso das séries históricas, a fim de apresentar a evolução dos indicadores da industrialização e da desindustrialização brasileira. Os resultados apontam que o auge da participação das atividades industriais na economia brasileira ocorreu na década de 1980, em que ¼ das riquezas produzidas tinha origem nas atividades industriais, percentual que se reduziu drasticamente após esse período, marcando, assim o processo de desindustrialização no país.

Biografia do Autor

Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté-SP

Professor Doutor em História Econômica (USP), docente pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté, UNITAU, e do Centro Universitário Módulo, Caraguatatuba.

Moacir, Unitau/Modulo

Doutor  em  História  (UNESP),  professor-pesquisador  do  Programa  de  Mestrado  em Planejamento    e    Desenvolvimento    Regional    da    Universidade    de    Taubaté,    Rua Expedicionário   Ernesto   Pereira,   Centro, Taubaté,   SP,   Brasil;   professor do   Módulo Centro Universitário, Caraguatatuba, SP, Brasil.

Publicado

05.06.2022

Como Citar

Vieira, E. T., & Santos, M. J. dos. (2022). A DESINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA: A INSERÇÃO PRECÁRIA DO BRASIL NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO . Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6603

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>