THE STATE, PUBLIC POLICY AND EVOLUTION OF THE BRAZILIAN FOOD SUPPLY: IMPACTS OF CENTRALIZATION
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.6548Palavras-chave:
Centrais de Abastecimento, Compras públicas, Desarticulação localResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a trajetória, contexto atual e os reflexos do modelo centralizador do abastecimento alimentar no Brasil, focando na ação estatal enquanto força motriz. Discute-se ainda, as transformações que vêm ocorrendo nos processos de abastecimento alimentar brasileiros ao longo do tempo, nos aspectos produtivos, de mercado e consumo. O método adotado neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de dados secundários, resultando em um ensaio teórico. Para levantamento da produção científica, foram realizadas buscas sistemáticas para os anos de 2019 e 2020 em diferentes bases de dados. Também foi realizada busca em dados secundários nas bases de dados oficiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Ministério da Cidadania. Foi possível constatar que as ações e políticas públicas historicamente adotadas pelo Estado brasileiro não foram suficientes para atender as demandas de abastecimento alimentar nacional. Com uma política histórica de desenvolvimento focada na produção em escala e para a exportação, o Brasil enfrentou várias crises de abastecimento causando agravamento de problemas sociais. Ainda assim, o Estado brasileiro não estabeleceu um plano de governo que fosse capaz de corrigir debilidades e priorizar a produção e os mercados para abastecimento alimentar dos brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.