A CONTRIBUIÇÃO DAS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS PARA O TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PIRES (SP)
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6545Palavras-chave:
Parceria Público Privada., Catadores, Resíduos Sólidos Urbanos., Cooperativas, Município Ribeirão Pires.Resumo
O trabalho dos catadores nas centrais de triagens tem contribuído em ações ambientais, em conjunto com a prefeitura municipal, na medida em que recolhem os resíduos sólidos provenientes de Postos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados pelas ruas, instituições de ensino ou departamentos públicos. Tais ações, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, abastecem as indústrias recicladoras, reinserindo os resíduos sólidos em várias cadeias produtivas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos reconhece somente os catadores de resíduos inseridos em associações, cooperativas ou centrais de triagens exercendo a função de catação, seleção e venda dos materiais oriundos de parceiros públicos e privados. Neste contexto, o objetivo do trabalho é analisar como as parcerias público - privadas podem contribuir para o trabalho dos catadores de uma cooperativa no município de Ribeirão Pires - São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa foi o estudo de caso. As entrevistas foram realizadas com um sucateiro inscrito na prefeitura e 3 funcionários que trabalham no estabelecimento, 13 catadores da cooperativa e um representante da prefeitura, responsável pela Secretaria de Meio Ambiente. Os resultados apontaram baixa escolaridade, desemprego, excesso de rejeitos recebidos da coleta municipal, rotatividade de pessoas e falta de apoio dos órgãos públicos em reconhecer o trabalho dos catadores. Como contribuição do trabalho, recomenda-se a participação efetiva do poder público em promovendo campanhas nos bairros, sensibilizando a população a participar da coleta seletiva e valorizar o trabalho dos catadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.