DESAFIOS NO PLANEJAMENTO DAS POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE URBANA NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6533Palavras-chave:
Sustainability, Urban Sustainability, Urban Planning, Public PolicyResumo
A cidade de São Paulo no Brasil representa o centro urbano mais importante da América do Sul devido às suas características geoespaciais, demográficas e econômicas. O presente estudo teve como objetivo investigar de que forma a cidade de São Paulo considera e atua nas questões relacionadas à sustentabilidade urbana. Para tanto, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre sustentabilidade urbana. Em uma segunda etapa, por meio de pesquisa qualitativa e exploratória, foram realizadas entrevistas em profundidade com pessoas que representavam as visões do setor público e privado, da academia e da sociedade civil sobre projetos sustentáveis em São Paulo. Entre os principais resultados, foi possível concluir que, apesar dos pequenos avanços que a cidade conseguiu realizar nos últimos anos, ainda não pode ser considerada sustentável. Para que esse cenário seja mais positivo no futuro, é fundamental que o município atue em três frentes: planejamento urbano, redução da desigualdade social e educação ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.