ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO E SUA DIMENSÃO HUMANA E INTELECTUAL: UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA À LUZ DE AMARTYA SEN E JOHN THOMPSON
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6519Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposição teórico-metodológica que embase estudos sobre a Dimensão Humana e Intelectual (DHI) de territórios, vista como patrimônio territorial, no âmbito da Abordagem Territorial do Desenvolvimento (ATD). As âncoras principais são a Abordagem das Capacidades, de Amartya K. Sen e a Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. De Sen mobiliza-se os conceitos de Liberdades Instrumentais e de Agência, já de Thompson usa-se sua proposição de fases empíricas e a combinação/triangulação de diferentes métodos e técnicas em cada fase. Aqui se propõem que as fases sejam trabalhadas de maneira progressiva, partindo da fase exploratória, passando pelas fases descritiva e analítico-comparativa, para culminar na fase analítico-sistematizadora. Assim sendo, se nomeia a abordagem aqui desenvolvida de Triangulação Progressiva. Buscou-se construir uma rede com malhas de vários tamanhos, que capte aspectos estruturais e também aspectos que sejam importantes somente em um território específico. Com isso se imagina evitar que sejam negligenciados aspectos que de fato importam. Entende-se que a proposta aqui desenvolvida possui originalidade e potencial de ser aplicada a outras dimensões da ATD, bem como a distintos estudos nas ciências sociais e humanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.