A ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO: UM OLHAR METODOLÓGICO SOBRE A DIMENSÃO CULTURAL E SEUS COMPONENTES
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6517Resumo
A concepção de desenvolvimento foi transformada nas últimas décadas, superando a associação direta com o crescimento econômico para adquirir uma abordagem multidimensional e sistêmica. A cultura é uma das dimensões que compõe o patrimônio territorial e precisa estar contemplada nos planos de desenvolvimento de um território. O objetivo deste artigo é definir percursos metodológicos para identificação dos componentes da dimensão cultural que integram o patrimônio territorial. A abordagem metodológica é qualitativa e exploratória, de cunho teórico. Como resultado, foi proposto um modelo de avaliação do patrimônio cultural de um território, que considera seis componentes, avaliados em escala de cinco pontos, com o intuito de criar uma mensuração qualitativa, denominada índice de patrimônio cultural ativado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.