POTENCIALIDADE DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO LICURI DO SEMIÁRIDO BAIANO SOB A ÓTICA DO CÍRCULO VIRTUOSO DA QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6291Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Indicação Geográfica, Licuri, Semiárido Baiano.Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar as potencialidades, entraves e demais aspectos relevantes para a implementação da Indicação Geográfica do licuri do Semiárido Baiano. A metodologia utilizada foi da triangulação de dados, a partir do Círculo Virtuoso da Qualidade Ligado à Origem da Organização para a Alimentação e Agricultura. Identificou-se a notoriedade do Semiárido Baiano quanto ao saber-fazer da cultura do licuri, bem como apontou-se as fragilidades dessa cadeia produtiva como a inexistência de parâmetros específicos de qualidade na etapa do beneficiamento. A modalidade de Indicação Geográfica mais factível à Região é a Indicação de Procedência, dado o requisito da notoriedade confirmado. Concluiu-se que há evidências históricas e de mercado que comprovam que o Semiárido Baiano é reconhecido como centro produtor e extrator do licuri.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.