EMPREENDEDORISMO, CULTURA E ECONOMIA SOCIAL NA SUSTENTABILIDADE DE TERRITÓRIO DE MONTANHA
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i2.6117Palavras-chave:
Desenvolvimento regionalResumo
A Serra Montemuro, em Portugal, é uma zona de montanha económica e socialmente desfavorecida, com população escassa, envelhecida e clima extremamente adverso. O objectivo do trabalho consiste na análise do impacto de iniciativas das áreas do empreendedorismo, da cultura e da economia social, no desenvolvimento sustentável regional, a nível directo, via criação de emprego e rendimento, e indirecto, pelas externalidades positivas geradas. A metodologia concentrou-se na pesquisa documental e na realização de entrevistas. Os resultados apontam grande impacto positivo, reforçando a importância, em termos de políticas públicas, do apoio a estas tipo de experiências capazes de fomentar a vida individual e comunitária, assegurando a sobrevivência do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.