Perfil do metalúrgico desempregado e o processo de reestruturação produtiva

Autores

  • Elisa Maria de Andrade Brisola Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Leonardo Barbagallo Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Maria Regina de ívila Moreira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Maria Regina Namura Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Maria Teresa dos Santos Universidade de Taubaté
  • Paulo Romano Reschilian Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

desemprego, precariedade do trabalho, subjetividade, cidadania

Resumo

As transformações do mundo do trabalho, decorrentes da globalização, da reestruturação produtiva e das inovações tecnológicas, engendram, nas ciências humanas, discussões sobre o desemprego e a precarização do trabalho, que incidem nas condições de vida dos indiví­duos que se constituí­ram na "sociedade do trabalho". Nessa sociedade, alterada em seus fundamentos econômicos, polí­ticos, de produção e reprodução da vida, nos seus valores morais e éticos, a relação entre a cidadania e a construção da subjetividade entre os trabalhadores excluí­dos do trabalho formal exigiu a caracterização desses sujeitos. Dessa forma, pretendemos, com este artigo, apreender e analisar o perfil dos trabalhadores desempregados da indústria metalúrgica de São José dos Campos como resultante do processo da reestruturação produtiva do setor a partir do levantamento das homologações ocorridas no Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos entre 1996 e 2000. A pesquisa revelou, nessa fase, a demissão indiscriminada dos trabalhadores, independentemente do tempo de casa, da qualificação, da idade, sexo, faixa salarial, indicando um mecanismo de redução de postos de trabalho assalariados/formais promovidos pela competitividade, internacionalização do capital e ausência de polí­ticas nacionais, em decorrência do modelo econômico de inserção internacional.

Biografia do Autor

Elisa Maria de Andrade Brisola, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Serviço Social, PUCSP, Professora e Chefe do Departamento de Serviço Social da Unitau.

Leonardo Barbagallo, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Serviço Social, PUCSP, Assistente Social na Prefeitura de São Paulo, Professor do Departamento de Serviço Social da Unitau.

Maria Regina de ívila Moreira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Serviço Social, PUCSP, Assistente Social na Prefeitura de São José dos Campos, Professora do Departamento de Serviço Social da Unitau.

Maria Regina Namura, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Psicologia Social, PUCSP, Professora Supervisora do Departamento de Psicologia da Unitau, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Polí­ticas Sociais da Unitau.

Maria Teresa dos Santos, Universidade de Taubaté

Doutora em Serviço Social, PUCSP, Professora do Departamento de Serviço Social da Unitau, Vice-lí­der do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Polí­ticas Sociais da Unitau.

Paulo Romano Reschilian, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, FAUSP, Professor do Departamento de Arquitetura da Unitau.

Downloads

Publicado

11.10.2007

Como Citar

Brisola, E. M. de A., Barbagallo, L., Moreira, M. R. de ívila, Namura, M. R., dos Santos, M. T., & Reschilian, P. R. (2007). Perfil do metalúrgico desempregado e o processo de reestruturação produtiva. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(3). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/61

Edição

Seção

Artigos