Eficácia da média móvel na tomada de decisão em investimentos

Autores

  • Odir Cantanhede Guarnieri Universidade de Taubaté
  • Luiz Panhoca Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.56

Palavras-chave:

investimento, escola técnica, média-móvel

Resumo

Tem-se por objetivo, neste trabalho, a análise da eficácia das indicações geradas pelo indicador técnico média-móvel. Neste contexto faz-se a simulação de uma série histórica da opção TNLPE40, derivada do ativo-objeto TNLP4, ações preferenciais da empresa TELEMAR. O objeto de estudo é o valor de fechamento da série negociada com o código de opção TNLPE40. O perí­odo de análise foi do dia 19 de abril ao dia 02 de maio de 2005.Os resultados evidenciam a facilidade da aplicação da média-móvel como técnica de avaliação e mostram que, o uso da estratégia da média-móvel para análise da opção da TELEMAR, no perí­odo estudado, apresentou performance superior ao da estratégia de buy-and-hold.

Biografia do Autor

Odir Cantanhede Guarnieri, Universidade de Taubaté

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional e professor da Universidade deTaubaté.

Luiz Panhoca, Universidade de Taubaté

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP, professor visitante do Programade Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

10.10.2007

Como Citar

Guarnieri, O. C., & Panhoca, L. (2007). Eficácia da média móvel na tomada de decisão em investimentos. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.56

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)