BARÔMETRO DA SUSTENTABILIDADE APLICADO À REGIÃO CEARENSE DA IBIAPABA

Autores

  • Cristiane Saboia Barros
  • Júlia Elisabete Barden

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v15i7.5274

Palavras-chave:

Barômetro da Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Dimensão ecológica, Dimensão humana, Região da Ibiapaba.

Resumo

Este artigo mensura a escala de sustentabilidade da região da Ibiapaba, composta por nove municí­pios, a partir do método associativo em matriz bidimensional (variáveis sociais e ambientais): o Barômetro da Sustentabilidade. As informações foram extraí­das dos planos de desenvolvimento para os municí­pios da região e processados no software IRAMUTEQ®. No total, foram compiladas 55 variáveis ambientais e socioeconômicas, agrupadas em oito indicadores, no bem-estar ecológico e humano. Os resultados mostram ní­vel intermediário de sustentabilidade. Os indicadores que exerceram pressão negativa foram: utilização recursos naturais e riqueza com ambos repercutindo na geração de renda e nas condições de vida da região.

Downloads

Publicado

31.12.2019

Como Citar

Barros, C. S., & Barden, J. E. (2019). BARÔMETRO DA SUSTENTABILIDADE APLICADO À REGIÃO CEARENSE DA IBIAPABA. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 15(7). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v15i7.5274

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)