Mudanças curriculares: uma análise dos conflitos entre academia e conselhos profissionais

Autores

  • Rubens de Oliveira Martins Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i2.46

Palavras-chave:

educação superior, currí­culos, profissões.

Resumo

Este artigo analisa o processo de discussão das mudanças curriculares de cursos de graduação, iniciado em 1997 pelo Ministério da Educação, especificamente nas áreas em que há regulamentação do exercí­cio profissional definido na legislação. A partir do texto da legislação educacional e dos discursos dos conselhos profissionais, pretende-se identificar os impasse, conflitos e consensos possí­veis entre estes conselhos profissionais e instituições de educação superior, bem como refletir sobre a permanência de atitudes corporativas nas áreas profissionais que podem criar obstáculos ao desenvolvimento de propostas de formação inovadora na educação superior.

Biografia do Autor

Rubens de Oliveira Martins, Universidade de Taubaté

D outor em Sociologia pela U niversidade de Brasí­lia; M estre em Sociologia pela Universidade de São Paulo; Professor do Departamento de Estudos Sociais da UPIS; Gestor Governamental da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Downloads

Publicado

03.10.2007

Como Citar

Martins, R. de O. (2007). Mudanças curriculares: uma análise dos conflitos entre academia e conselhos profissionais. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i2.46

Edição

Seção

Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)