PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA TERRITORIAL APLICADOS COMO INSTRUMENTO PARA O CRESCIMENTO E PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Palavras-chave:
Concessão por desempenho econômico. Engenharia Territorial. Sustentabilidade fiscal. Infraestrutura de transportes.Resumo
Frente ao panorama econômico do país, é necessário repensar os investimentos em busca de crescimento e de desenvolvimento econômico. Um desafio é como garantir a sustentabilidade fiscal, prevista em lei, porém de difícil controle? A pesquisa busca desenvolver elementos que contribuam para a elaboração de um novo modelo de concessão, avaliando o equilíbrio fiscal dos investimentos públicos por meio da aplicação dos conceitos da Engenharia Territorial. A Engenharia Territorial propõe uma nova abordagem dos projetos de infraestrutura, incorporando projetos produtivos, capazes de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento econômico. Esse conceito ganha aplicação no modelo de uma concessão por desempenho econômico, associada à concessão patrocinada da infraestrutura. A proposta foi aplicada a um estudo de caso da Hidrovia Tocantins e demonstrou ser possível melhorar os indicadores financeiros do projeto, assegurando o equilíbrio fiscal do investimento e impulsionando o crescimento econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.