"Somente os mais fracos ficam doentes" : a utilização de agrotóxicos por agricultores de tabaco da Comunidade Cândido Brum, em Arvorezinha (RS)

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler
  • Alessandra Troian

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i3.252

Palavras-chave:

agrotóxicos, tabaco, polí­ticas públicas, saúde pública, percepções de risco.

Resumo

Neste artigo buscamos evidenciar e analisar as práticas de utilização de agrotóxicos e a percepção de risco entre fumicultores. Utilizando o método etnográfico foi visitada uma comunidade de pequenos agricultores na encosta do planalto gaúcho, resultando na produção de um caderno de campo. Foram destacados três temas do caderno de campo para serem aqui apresentados: i) a temporalidade da utilização de agrotóxicos; ii) sua diversa utilização em diferentes cultivares (auto-consumo e fumicultura); e iii) a influência das esferas pública e privada. As falas e as declarações de agricultores(as) servem para ilustrar e desenvolver a revisão de investigações similares. Nas conclusões, debatemos o desenvolvimento e a manutenção das polí­ticas públicas (de comunicação, de educação, de saúde pública e de extensão rural) voltadas às comunidades rurais, em particular, aos pequenos agricultores de tabaco.

Downloads

Publicado

01.06.2010

Como Citar

Eichler, M. L., & Troian, A. (2010). "Somente os mais fracos ficam doentes" : a utilização de agrotóxicos por agricultores de tabaco da Comunidade Cândido Brum, em Arvorezinha (RS). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v5i3.252

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)