Em busca de uma abordagem integradora para analisar vantagem competitiva no setor hoteleiro

Autores

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Faculdade do Centro do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.180

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva. Forças Competitivas. Recursos. Relacionamentos. Abordagem Integradora.

Resumo

Esse ensaio pretende evidenciar a necessidade de integração do ambiente interno e externo de empresas do setor hoteleiro para obtenção de vantagens competitivas que sustentem o posicionamento estratégico em relação às mudanças e às pressões ambientais. Discute-se no presente artigo a Abordagem das Cinco Forças de Porter (1986), que estabelece estrutura da indústria como fator determinante da vantagem competitiva nas organizações; a Abordagem Baseada em Recursos de Barney (1991) que estabelece recursos internos como fonte de vantagem competitiva e a Abordagem Relacional de Dyer e Singh (1998) que defende obtenção de vantagem competitiva a partir dos relacionamentos interorganizacionais. Além desses enfoques teóricos, torna-se necessário que sejam incluí­dos na análise elementos subjacentes que determinam como gestores percebem e interpretam (atribuição de significados ao que foi percebido) aspectos organizacionais e ambientais e, conseqüentemente, adotam estratégias no sentido de conquistar vantagens competitivas que garantam a sobrevivência da organização.

Biografia do Autor

Antônio João Hocayen-da-Silva, Faculdade do Centro do Paraná

Professor da Faculdade do Centro do Paraná – UCP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Pós-Doutora pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales - Montreal, HEC, Canadá.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Hocayen-da-Silva, A. J., & Teixeira, R. M. (2009). Em busca de uma abordagem integradora para analisar vantagem competitiva no setor hoteleiro. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.180

Edição

Seção

Ensaios