Índice relativo de qualidade de vida da Região Norte: uma aplicação da análise fatorial

Autores

  • Breno Carrillo Silveira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Rubicleis Gomes da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Lucas de Araújo Carvalho Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

índice Relativo de Qualidade de Vida. Municí­pios da Região Norte. Análise Fatorial.

Resumo

O desenvolvimento humano de uma sociedade deve ser a função objetivo de todo e qualquer governo. Para se buscar esse objetivo, é necessário primeiramente mensurar esse desenvolvimento, refletido na qualidade de vida. Diante disso, um í­ndice de desenvolvimento humano deve ser visto como um indicador formado por uma multiplicidade de variáveis, que reflita a qualidade de vida de determinada sociedade. Dessa forma, esse trabalho objetiva construir o í­ndice relativo de qualidade de vida (IRQV) para Região Norte, alternativo ao í­ndice de desenvolvimento humano (IDH). Especificamente, pretende-se a) determinar o IRQV para cada municí­pio da Região Norte e b) para os estados. Os resultados apontaram que ocorre uma heterogeneidade na qualidade de vida dos estados da Região Norte. Os estados do Pará e do Tocantins apresentam o maior número de municí­pios com melhores IRQV, representando uma melhor qualidade de vida em tais locais. Observou-se ainda que o estado do Amazonas se apresentou deficiente em relação aos outros estados da região, pois possui o maior número de municí­pios com piores valores para o IQRV. Belém, capital do estado do Pará, apresentou o melhor IRQV. O municí­pio com pior IRQV na Região Norte foi o municí­pio de Ipixuna no Amazonas.

Biografia do Autor

Breno Carrillo Silveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestrando em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Acre – UFAC.

Rubicleis Gomes da Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Economia Aplicada e Professor Adjunto de Métodos Quantitativos do Departamento de Economia da Universidade Federal do Acre.

Lucas de Araújo Carvalho, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor. em Teoria Econômica e Professor Adjunto de Métodos Quantitativos do Departamento de Economia da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Silveira, B. C., Silva, R. G. da, & Carvalho, L. de A. (2009). Índice relativo de qualidade de vida da Região Norte: uma aplicação da análise fatorial. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(4). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/175

Edição

Seção

Artigos