Um método de gestão de fornecedores baseado na avaliação da eficácia de auditorias realizadas na fase de desenvolvimento de produtos

Autores

  • Giovani Faria Muniz Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Jorge Muniz Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Fernando Augusto da Silva Marins Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Eduardo Carneiro Leão Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.113

Palavras-chave:

Gestão de Fornecedores, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia Simultânea, Auditorias.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um método de gestão de fornecedores baseado na avaliação das auditorias realizadas nestes durante a fase de desenvolvimento de produtos. As auditorias são priorizadas pelo impacto do produto fornecido ao desenvolvimento e visam identificar riscos, propor e executar planos, e analisar periodicamente o desempenho dos fornecedores para prevenção de problemas. Propõe-se que se a utilização das auditorias na fase de desenvolvimento for eficaz, os produtos fornecidos para o iní­cio da produção em série terão maturidade e desempenho estáveis. Isso foi avaliado numa empresa do setor aeronáutico e os resultados analisados em 2006 foram positivos.

Biografia do Autor

Giovani Faria Muniz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. End: Rua das Pescadas, 75 apto 161, bairro: Jardim Aquarius, Cep: 12246-291, São José dos Campos, SP, Brasil.

Jorge Muniz, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Gestão e Otimização pela Unesp, Mestre em Engenharia de Produção pela Poli-USP. Professor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.

Fernando Augusto da Silva Marins, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Pesquisa Operacional pela Unicamp, Livre-Docente em Pesquisa Operacional pela Unes, Professor da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp, Guaratinguetá, São Paulo, Brasil.

Eduardo Carneiro Leão, Universidade de Taubaté - UNITAU

Engenheiro de produção –UNITAU.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Muniz, G. F., Muniz, J., Marins, F. A. da S., & Leão, E. C. (2008). Um método de gestão de fornecedores baseado na avaliação da eficácia de auditorias realizadas na fase de desenvolvimento de produtos. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.113

Edição

Seção

Artigos