Polí­ticas Públicas e Socioambiente: uma atuação no território de Campos Novos de Cunha

Autores

  • Eda Terezinha de Oliveira Tassara Universidade de São Paulo - USP
  • José Oswaldo Soares de Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade de São Paulo - USP
  • Vanessa Louise Batista Universidade de São Paulo - USP
  • Viní­cius Barros Barbosa Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

polí­ticas públicas, socioambiente, desenvolvimento em comunidades rurais, Campos Novos de Cunha.

Resumo

Os interesses econômicos vêm fomentando um uso abusivo e degradante da fauna e da flora em função do desenvolvimento tecnológico e do interesse econômico-polí­tico vigente. Esta situação reverbera-se no socioambiente de forma a atingir os modos de vida situados em áreas rurais, conformando a desejabilidade e direcionando as ações dos sujeitos no sentido do progresso ou do "desenvolvimento" . O modelo urbano penetra nos modos de ser do camponês, visto que este se socializa pela mí­dia televisiva, cuja programação é adequada à vida urbana. Então, suas angústias e anseios orbitam ao redor dos moldes do urbano contemporâneo desterritorializado e acelerado pela necessidade global de corresponder ao dinamismo das cidades. A partir da experiência de pesquisa e de intervenção junto à comunidade rural de Campos Novos de Cunha, Vale do Paraí­ba-SP, é que se propõe mapear, diagnosticar e intervir na dinâmica socioambiental, construindo participativamente as metodologias adequadas ao contexto deste território.

Biografia do Autor

Eda Terezinha de Oliveira Tassara, Universidade de São Paulo - USP

Livre-docente, Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Membro do LAPSI – Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. Av. Prof. Mello Moraes 1721, Bloco A, Sala 145. Cidade Universitária, São Paulo/SP CEP 05508-030.

José Oswaldo Soares de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil. Membro do LAPSI – Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Vanessa Louise Batista, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica da são Paulo, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Membro do LAPSI – Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Viní­cius Barros Barbosa, Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade do Vale do Paraí­ba. Professor da Universidade Paulista, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

Tassara, E. T. de O., de Oliveira, J. O. S., Batista, V. L., & Barbosa, V. B. (2008). Polí­ticas Públicas e Socioambiente: uma atuação no território de Campos Novos de Cunha. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/108

Edição

Seção

Artigos